1) Examine os cabos quanto a existência de oxidações, que poderão provocar quedas de tensão máximo de 0,3 Vdc. A tensão poderá ser medida diretamente na bateria e componentes. É importante também medir a queda de tensão com carga (consumidores ativos).
2) Cuidado quando usar uma bateria auxiliar de partida. Se certifique antes que a bateria do veículo não está com circuito aberto ou curto, pois, após a partida, a remoção da bateria auxiliar poderá gerar pico de corrente e danificar a ECM.
Na dúvida, retire a bateria e teste fora do carro.
Importante: Para realizar uma partida auxiliar, ligue primeiro o cabo massa (negativo).
Nota: Após a partida, devemos deixar o motor ligado por no mínimo 10 minutos para viabilizar uma recuperação mínima da tensão da bateria do carro.
Nota: Desligue a bateria auxiliar somente com o motor desligado.
Cuidados na troca da bateria:
Veículos PSA (Peugeot e Citroen) equipados com regulador eletrônico – Motor não pega após desligar a bateria:
1º Procedimento:
1) Desligue a alimentação da luz de testemunha da carga do alternador (fio D+ 61).
2) Dar a partida até que o motor entrar em funcionamento.
Nota: Nos veículos Citroen C3 e Picasso deixe o motor funcionando até que o aviso ECO do painel apague.
3) Desligue o veículo e ligue novamente o terminal D+ 61 do alternador.
2º Procedimento:
1) Ligar os bornes da Bateria.
2) Deixar a ignição ligada até ouvir o estalo no corpo de borboletas (em torno de 5 minutos).
3) Dar a partida do motor SEM voltar a chave de ignição.
Na linha FORD Focus, se a tensão da bateria cair abaixo de 10,20Vdc. durante a partida, o motor não irá entrar em funcionamento, pois, esse sistema está equipado com regulador de tensão eletrônico.
1) Medir a tensão da bateria para checar se existe curto ou aberto.
2) Aguarde o cessar do ” POWER LATCH” que poderá durar até 1 hora dependendo do sistema. (para não aguardar o tempo do cessar do “POWER LATCH”, desligue o plugue da ECM).
3) Alimente com outra bateria o circuito para que não haja a perda da memória no sistema de som e alarmes.
Tabela de fuga , ou corrente de ” Standy-By ” (repouso):
Capacidade da bateria Corrente de fuga máxima
27 Ah 16 mA
32 Ah 19 mA
40 Ah 24 mA
45 Ah 27 mA
50 Ah 30 mA
54 Ah 32 mA
60 Ah 36 mA
63 Ah 38 mA
90 Ah 45 mA
100 Ah 50 mA
135 Ah 67 mA
150 Ah 75 mA
170 Ah 85 mA
180 Ah 90 mA
Regulador de tensão:
Com o motor Ligado, aguarde até que a corrente esteja abaixo de 5A. Leia então a tensão indicada. Esta tensão deve estar entre 13,8V e 14,4V. Se o valor obtido estiver fora desta faixa, o regulador deve ser trocado.
Testes no Sistema da Bateria e Carga:
1 – Medição da Tensão Inicial da bateria – Tabela do estado de carga inicial de uma bateria:
Volts DC Densidade do Eletrólito Estado de Carga
12,6 1265 100%
12,4 1225 75%
12,2 1190 50%
12,0 1155 25%
11,9 1120 0%
2 – Uma bateria 100% carregada deverá apresentar uma tensão inicial máxima de 12,6V.
Se estiver acima, devemos aguardar durante uma hora ou dar várias partidas até que essa tensão chamada de “residual” caia para 12,6 volts, podemos também dar uma descarga em torno de 3 vezes o valor da corrente nominal da bateria, ou seja, uma descarga em torno de 200 ampères durante 15 segundos.
3 – Medição na bateria durante a partida:
A tensão deverá se manter acima de 9,6V e a sua recuperação deverá ser rápida. (desligue o sensor de PMS para que o motor não entre em funcionamento).
Importante: Em veículos equipados com regulador de tensão controlado pela ECM, essa tensão deverá ser superior a 10,2 volts., pois, se estiver abaixo desse valor o motor não pegará.
4 – Medição da queda de tensão durante a partida – Essa queda de tensão deverá ser medida entre o negativo da bateria e o bloco do motor (queda máximo 0,5 volts.).
5 – Medição da tensão de carga:
1º – Em alternadores antigos (polias V), ligar todos os consumidores (farol, pista alerta, ar, etc) e elevar a rotação do motor para 1200 rpm. Nesse instante observe a tensão fornecida pelo alternador, a qual deverá estar entre 12,7 e 13,7 volts.
2º – Em alternadores modernos (polias poly V) ligar todos os consumidores e elevar a rotação do motor para 1000 Rpm. nesse instante observe a tensão fornecida pelo alternador, a qual deverá estar entre 13,5 e 14,5 volts.
6 – Medição do “Ripple” ondulação harmônica do alternador – Ligar todos os consumidores e medir na escala de Vca. = máximo 0,5 Vca.
Importante: Essa medição deverá ser feita diretamente entre o borne positivo e massa do alternador.
7 – Medição de corrente através da pinça amperimétrica:
1º – Ligação da pinça ao multiteste – Ponteira vermelha (+) ao V/W e a ponteira preta (-) ao comum.
2º – Para a leitura até 400A use a escala Mvdc, e para leituras até 600A use a escala de Vdc.
3º – Abraçar com a pinça o cabo negativo e cuidar o sentido da circulação da corrente.
4º – Zerar a pinça com o respectivo botão e pressione a tecla REL. do multiteste.
Nota: Somente é possível medir correntes acima de 0,1A (100mA).