Verificação mecânica:
1) Examine a qualidade do óleo do motor (viscosidade).
2) Examine o circuito do reaproveitamento dos gases do cárter. Para isso faça um teste de vazão de cilindro.
Nota: Desligue a mangueira do respiro e então de na partida para verificar se o motor pega mais fácil.
3) Meça a compressão do motor à quente, pois, o mesmo poderá estar com taxa de compressão muito alta, após ter sofrido uma retífica no cabeçote, ou compressão baixa, devido a vazamento em algum cilindro.
Nota: Faça uma avaliação através do comportamento dos gases de escape e através do vácuo do motor. (Exemplo de motor defeito visto através da queima dos gases totalmente alterados: CO = 1,2% HC = 1800 ppm. O² = 4,5% CO² = 12,00% Fator Lâmbda: = 1150)
4) Examine restrições no sistema de escape e catalizador.
A contrapressão deverá estar abaixo de 1,5 Libras.
Retire a sonda de O² ou uma vela de ignição para ver se o motor funciona mais fácil.
Nota: De preferência o valor lido deverá estar em zero libras.
5) Confira o eixo do comando de válvulas, pois, o mesmo poderá estar quebrado.
6) Examine a folga das válvulas, pois, poderão estar com pouca folga / presas.
Verificação elétrica:
1) Examine o sistema de partida em geral, motor de arranque com funcionamento irregular / pouca RPM de partida.
Nota: Medir a ondulação harmônica Rippel entre o B+ e o negativo da bateria durante a partida (máximo 0,300 Vac, valores acima indicam defeito no motor de partida tais como ruídos nas escovas e induzido, interferências, falta de isolação, etc).
Verificação na linha de combustível:
1) Examine o regulador de pressão, pois, o mesmo poderá estar furado, afogando assim o veículo.
Cuidado com a mangueira de respiro do filtro de carvão ativado, que poderá estar fechada, dobrada, impedindo a renovação do ar atmosférico para o filtro do carvão ativado (troque o sistema cánister).
2) Examine a válvula de retenção da bomba de combustível (a pressão com o motor desligado deverá se manter em torno de 1 bar durante 20 minutos).
3) Examine o funcionamento da pré-bomba em sistemas Bosch LE, pois, a mesma costuma travar quando aquecida, deixando de enviar combustível para a bomba principal.
3) Pressão de combustível não se mantém após desligar o motor: Cuidado em veículos FIAT que possuem flauta de Zamak, pois, existe a possibilidade de vazamento Interno na flauta devido ao rompimento da tubulação de retorno (troque a flauta).
Verificação do sistema de injeção:
1) Examine as válvulas injetoras do tipo PICO, pois, as mesmas podem ter sofrido algum dano quando foram submetidas ao processo de limpeza.
Deixar o veículo parado por alguns instantes, instale a sonda no cano de escape e monitore o valor do HC, através do analisador de gases.
Cuidado com a variação da resistência das válvulas.
2) Examine os sensores de temperatura d’água, MAP, etc.
Cuidado com mau contato no conector do sensor de temperatura d’água, monitore o seu funcionamento através do scanner mexendo no chicote.
3) Examine a válvula do cánister, reaproveitamento dos gases de escape (se a mesma não está debitando direto).
4) Examine o sinal do sensor de PMS (sua resistência a quente).
5) Examine o sinal do sensor de TPS.
6) Examine o sinal do sensor gama (FASE) e a sua resistência a quente.
7) Em sistemas GM Multec, veja se existe o relê da bomba, pois, a bomba liga sem o relê através do interruptor da pressão do óleo do motor.
8) Examine o funcionamento do medidor do fluxo de ar, pois, o motor somente pega se for acelerado um pouco.
9) Examine a placa do circuito impresso nos sistema Bosch LE, pois, poderá haver pontos de solda quebrados.
Verificação do sistema de ignição:
1) Examine a potência da bobina e ignição em geral (módulo de potência, etc).